terça-feira, 29 de junho de 2010

A importância de contar histórias

A importância de ler e contar histórias
para as crianças
Contadores de histórias... quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos lá atrás no tempo e nos recordamos de uma tia ou avó que nos contavam histórias antes de dormir. Infelizmente, contar histórias e, principalmente, se contar para o outro tem se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente. Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia: de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar.
No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para simplesmente contar histórias para nossos filhos.
Esquecemos que, através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada.
Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas.

Com carinho, Jonathan Cruz

Hora da reflexão!!!

Hora da reflexão!!!

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Paulo Freire)

Para pais e educadores

Para pais e educadores, Recebi este artigo no meu email e achei muito interessante. Por isso, resolvi compartilha-lo com vocês.
Esta leitura será de grande importância!
Abraços a todos!!!
Jonathan Cruz.





O que estraga nossas crianças?
Seis especialistas opinam sobre os maiores problemas dos pais na educação dos filhos atualmente.
Infância idealizada: pais erram ao tentar a todo custo poupar os filhos de frustrações
John Robbins é um autor norte-americano responsável por alguns best sellers - como "The New Good Life" e "Diet for a New America", ainda não publicados aqui - e colunista do Huffington Post. Ativista anticonsumo, ele publicou recentemente um artigo que toca em um ponto crucial da sociedade contemporânea: o que está estragando nossas crianças? Fomos ouvir vários especialistas, de diferentes áreas, para descobrir.

1. Excesso de consumo
Para o próprio John Robbins, de acordo com artigo publicado no Huffington Post, o problema passa longe do que alguns erroneamente classificam como "excesso de amor". Ele aponta a cultura de consumo como verdadeira responsável pelo problema. "O que estraga as crianças é o fato de que as ensinamos a preencher seu vazio a partir de fora, comprando coisas e fazendo atividades, em vez de aprender como se preencher por dentro, fazendo boas escolhas e desenvolvendo a criatividade", escreve.



2. Ausência forçada do pai
Segundo Mirian Goldenberg, antropóloga e autora de "Toda mulher é meio Leila Diniz" (Ed. BestBolso), a ausência da figura paterna é o maior problema para a geração atual de crianças. E essa ausência, muitas vezes, é causada pela própria mãe, ainda que ela seja casada com o pai. "Muitas mulheres vivem a maternidade como um poder que não querem compartilhar e percebem os homens como meros coadjuvantes — ou até mesmo figurantes — em um palco em que a principal estrela é a mãe", diz Mirian. "No entanto, não existe absolutamente nada na 'natureza' masculina que impeça um pai de cuidar, alimentar, acariciar, acalentar e proteger seu bebê, assim como não há uma 'natureza' feminina que dê à mãe a autoridade de se afirmar como a única capaz de cuidar do recém-nascido".
3. Competição entre os pais
A pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade de São Paulo, vê vários fatores que podem estragar as crianças, mas ressalta um deles: a mudança na estrutura familiar. Muitos pais que trabalham fora se eximem de suas responsabilidades como educadores e não têm nenhum controle sobre os filhos. "As crianças se aproveitam e os pais competem entre si, para ofertar coisas aos filhos", comenta.

4. Tentativas de compensação
A ausência dos pais por conta de trabalho não é necessariamente um problema em si. O erro, alerta o pediatra antroposófico e neonatologista Sergio Spalter, é tentar suprir essa ausência com concessões que visam evitar 100% a frustração da criança. A criança aprende, assim, que para conseguir qualquer coisa basta chorar. "O problema é que, na vida futura, muitas vezes não haverão concessões, e uma pequena frustração poderá significar um grande problema para aquele jovem, que passará a desistir dos desafios", diz Spalter.

5. Excesso de fast food
A nutricionista Daniela Murakami, da Nutrir e Brincar - Assessoria e Consultoria em Nutrição Infantil, destaca um lugar onde facilmente se pode estragar uma criança: a mesa. Pais que optam pela comida fácil, rápida e pouco nutritiva das redes de fast-food ou de congelados para agradar seus filhos (e ter menos trabalho) podem estar plantando uma semente perigosa. "Esses 'mimos' são um risco para a saúde das crianças, pois elas passam a ingerir alimentos muito calóricos, com alto teor de gordura, sódio e açúcar refinado e não aceitam alimentos importantes, como frutas, verduras e legumes", explica. "Sentar-se com maior frequência à mesa e ter suas refeições com os filhos, pedir a ajuda da criança para preparar algum alimento, fazer um piquenique saudável no parque são formas 'inteligentes' de mimar as crianças, sem, contudo, estragá-las", completa ela.

6. Insegurança dos pais

Cada geração tenta reparar os erros da geração anterior - e, assim, a geração atual de pais, criada ouvindo muito "não", tem uma dificuldade em impor limites aos filhos. Perdidos na idealização de uma infância plenamente feliz, eles querem conselhos e orientações de médicos e da escola para tomar qualquer atitude com a criança. "Que lugar sobrou para os pais? Eles são meros executores dos conselhos e recomendações da escola e do médico? Isso fala de uma falta de confiança na própria experiência, no saber adquirido justamente quando eles eram crianças", explica Adela Stoppel, professora do curso de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae. Para Adela, ser pai implica assumir certos riscos, se responsabilizar pelas decisões sobre a educação de filhos, colocar em prática convicções pessoais, ideais e crenças. "Nossos filhos esperam que nós lhes digamos o que achamos e o que não achamos bom com base em nossa própria experiência", conclui.

Com carinho, Jonathan Cruz.


Teatro: "No Quintal da Terra"

Nossas crianças foram até o Arpa clube assistir a peça teatral "NO QUINTAL DA TERRA".
A peça retrata o cuidado que devemos ter com o aquecimento global. Esta bela iniciativa foi fruto de uma parceria da V&M Floretal e do Grupo ASAS de Belo Horizonte.






FIQUE ANTENADO!!!




segunda-feira, 14 de junho de 2010

Viva o Brasil!!!

Brasil!!!

CURUMIM em clima de copa.

Brasil rumo ao HEXA!!!!
(Tia Fernanda, Tia Simone e Tia Luciana)

Visita ao Curumim

O Núcleo Adélia Moreira teve o privilegio de receber a visita dos diretores, coordenadores e monitores de Esporte da cidade de Pompéu-MG, onde será implantado o Programa Segundo Tempo, o mesmo que funciona no Núcleo Adélia Moreira-CURUMIM. Eles vieram buscar sugestões do trabalho pedagógico, de esporte, das oficinas de artes e outros projetos em ação. Recebemos elogios pelo nosso trabalho, pela disciplina dos alunos e pela nossa competência. Desejamos aos nossos colegas do Programa Segundo Tempo-Pompéu-MG um exelente trabalho e que suas metas sejam atingidas.

Festas das mães

Foi realizado no dia 09 de junho de 2010 no ARPA Clube de Paraopeba a festa em comemoração ao dia das mães. Realizado pela Secretaria de Assistência Social oferecendo as mães do CRAS-Centro de referência de Assistência Social, do Núcleo Adélia Moreira-CURUMIM, e projeto convivendo.










(O Excelentíssimo Prefeito Marcelo Uberaba marcou presença.)
(Também esteve presente o vereador Roberto (Totó camisa branca) e ao lado o Secretário de Assistência Social Januse Rodrigues).

(Prefeito Marcelo Uberaba, Edna (Coordenadora do CURUMIM), Mariazinha (funcionária do CURUMIM).)
(Jonathan (monitor pedagógico Programa Segundo Tempo) Edna, Mariazinha e o Prefeito Marcelo Uberaba).
"Foram sorteados vários brindes, teve também forró e animação é que não faltou."
 (Mariazinha(CURUMIM) e o Prefeito Marcelo dançando forró)

http://bignadaquasar.files.wordpress.com/2009/09/dia-das-maes.jpg

Direção, monitores,funcionários e todas as crianças do CURUMIM.