-PROJETO EDUCANDO COM A HORTA-
Justificativa Pedagógica:
O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.
Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Através do presente projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.
Um aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda, reduzindo o custo para a escola e oferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.
Objetivos:
Permitir a relação entre a teoria com a prática sobre a importância do relacionamento entre homem-natureza. Incentivar os alunos a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural.
Específicos:
·Relacionar o conteúdo visto em palestras e oficinas pedagógicas com aplicações práticas;
·Conscientizar sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo;
·Perceber o desenvolvimento dos vegetais ligados à fertilização de solo;
·Preparar pulverizadores naturais para o controle de pragas;
·Extrair da horta um complemento para a alimentação da escola como um todo.
Conhecer e divulgar a cultura de produção orgânica.
Resultados :
·Maior integração do corpo docente com atividades interdisciplinares;
·Melhora no nível de socialização do aluno;
·Habituar a um nível permanente de higiene no ambiente socioeducativo;
·Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais, permitindo o relacionamento entre homem-natureza;
·Conscientização sobre uma alimentação saudável.
Recursos Materiais e Humanos necessários:
Materiais:
·Terra;
·Adubos;
·Sementes;
·Mudas;
·Ferramentas para horticultura;
·Restos de alimentos;
Humanos:
·Monitores;
·Alunos responsáveis: por capinar e por revolver a terra, por delimitar os canteiros, pelo preparo do solo, pelo plantio, por regar, pela pulverização e por acompanhar o desenvolvimento da planta sobre o solo;
·Funcionários que preparam a merenda escolar;
Identificação e descrição do espaço onde será desenvolvida:
O espaço escolhido para a elaboração na horta, será o espaço vazio. De fácil acesso e bom para a construção de canteiros.
(Agradecemos ao voluntário José Aldo pelo grande apoio)
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